sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Re-alfabetização musical


Essa é a exata senação que me passa pela mente, a de um adulto reaprendendo a ler ou a andar de bicicleta. Explicando o caso: Há algum tempo eu sentia a necessidade de arrancar do meu instrumento uma sonoridade diferente, mais encorpada... E como se ouvindo por um sopro divino, tive a idéia de ligar pra meu amigo Kenneth Santa Cruz (não falava com ele há pelo menos um mês). Telefonema em questão:
- Alô! disse Kenny
- Alô! você acha que colocando cordas 0.12 no violão eu consigo um som mais encorpado? respondi!
- Quem ta falando? com excesso de sinceridade respondeu Kenny!
No decorrer desse diálogo, meu querido cientísta da música e funcionário público, me instruiu a pôr cordas mais grossas e experimentar a afinação aberta em D (ré). A afinação conciste na seguinte insanidade generalizada: alterar a primeira, segunda e sexta cordas um tom a menos e a terceira corda meio tom a menos, mas eu não altero a terceia. Sendo assim de baixo para cima as cordas ficam na seguinte desposição. , La, Sol, Ré, La, Ré. O objetivo é ocultar as terças dos acordes tornando-os mais 'forte'. Pra se obter um D+, por exemplo, basta pressionar o indicador na terceira corda na segunda casa. O som parece vir de outro instrumento. Re-aprendendo o que mal sabia e me viciando numa prática nada comum, assim estou indo! Pela lição de caligrafia musical, Kenny Obi-Wan, fico eu agradecido!

Um comentário:

Mac disse...

poste mais estou gostando, e testando sua nova afinação, realmente é um a coisa bem louca mas com resultados bem bacanas.