quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A arte de compor

Se bem me lembro, já são 16 anos de música e ainda não tenho a fórmula de como esse mecanismo fantástico funciona. A única coisa concreta sobre isso é que 'a coisa' não vem a qualquer hora como se a dominássemos, mas o controle total da inspiração vem de Deus.
Já ouvi falar de pessoas que para compor executam determinada atividade catalisadora. Eu não compreendia isso até descobrir que quando estou correndo, melodias me chegam a mente. Esse fato é citado num livro sobre criatividade que não me recordo do título, mas ele fala que a criatividade se manifesta quando estamos fazendo algo que deixa nossa mente livre de preocupações do dia-a-dia como correr. Ufa! Não sou louco.
Existem pessoas que trilham outros caminhos, mas o caminho que faço é o seguinte; primeiro Deus me dá a melodia, depois peço a Ele que me mostre sobre o que aquela música vai falar e por último eu coloco a letra. Já fiz o caminho inverso mas não é a mesma coisa pra mim. Músicas podem levar minutos (Onde eu estiver, Lugar especial) ou podem levar meses (Prova-me ó Deus, Cálice dos sonhos).
Peço a Deus que não me deixe dominar essa arte nunca pra que Ele a domine em mim, e que toda obra por Ele feita através de mim, seja pra o alcance de todas as coisas que Ele planejou e não eu. Amém!!

Um comentário:

Unknown disse...

A combinação perfeita entre Letra & Música é o que define a arte de compor!